Depoimentos

“Nunca a música e a matemática foram apresentadas como artes tão próximas. O Dicionário de Ritmo, de autoria de Jack Lima, impressiona pela profundidade minuciosa como as figuras musicais são organizadas e divididas, subdivididas, multiplicadas, indo aonde nenhum método de teoria musical jamais chegou. Fica agora a cargo de estudantes e músicos a missão de fazer soar a rítmica de suas interpretações com a mesma precisão dos ensinamentos aqui desenhados. Esta obra é sem duvida alguma, uma contribuição valiosa para a literatura musical mundial.”


Paulo Bellinati, violonista, guitarrista, compositor, arranjador (http://bellinati.com)

Youtube


 “Trabalho inovador, digno de ser divulgado entre os músicos e, principalmente, aqueles ligados à área rítmica. A partir deste dicionário, a história do estudo do ritmo sofrerá grandes transformações. Parabéns, Jack, por seu valioso trabalho que, com certeza, será reconhecido. Sucesso garantido.”

 


Gustavo Simão
, percussionista, apresentador do programa Clube do Choro/Rádio Brasil Atual (www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/clube-do-choro-de-sao-paulo)


“Jack Lima sempre teve um olhar muito aguçado para os mais diversos assuntos. Pesquisador nato, possui facilidade com linguagens, nomenclaturas e estruturas. Criou suas fortes convicções musicais e, com base nelas, apresenta à comunidade musical seu sistema de ensino e aprendizado.”

 


José Carlos, Free Note (http://freenote.com.br)


“O Dicionário de Ritmo, de autoria de Jack Lima, nos traz uma nova forma de pensar em figuras rítmicas e compassos. Faz pensar e conhecer, primeiramente, o som da figura para depois  conhecê-la na escrita.”

 


Alexandre Cunha, baterista, professor/Odery Drums


“Este é um trabalho inédito, que veio  para ficar. Será sucesso  nas escolas de música tanto aqui como no exterior. Importante tanto para estudantes como para profissionais da música.”



Wilson Curia, pianista, professor (wilsoncuria.com.br)


“Este Dicionário de Ritmo é, com certeza, mais uma grande ferramenta para o aprendizado e o aprimoramento musical de músicos amadores e profissionais.”

 


Toninho Ferragutti, acordeonista, compositor (http://toninhoferragutti.com.br)

Youtube


“Jack Lima traz, de maneira sistemática  e arrojada, uma nova maneira de entender e de pensar o ritmo. Talento e persistência são duas características do autor.”

 


Ramon Montagner, baterista, professor (http://ramonmontagner.com Youtube)


O Dicionário de Ritmo ainda consta com o prefácio de:

 


Daniel Daibem (músico, apresentador do programa Sala dos Professores/Rádio Eldorado )

Youtube

“A primeira vez que me encontrei com Jack Lima foi no estúdio da Rádio Eldorado, no prédio do Estadão, na Marginal Tietê. Combinamos de nos encontrar para que ele me mostrasse seu método. Eu disse que tínhamos um piano e que ele poderia usá-lo tranquilamente. Chegando lá, descobrimos que o piano estava trancado e ninguém sabia onde estava a chave. Isso, porém, não foi problema para o Jack, que sacou uma viola e começou a tocar o Hino Nacional brasileiro, com um conhecimento de harmonia excepcional. Conversamos bastante sobre suas ideias e seu método, e fui percebendo seu carinho e sua dedicação não só pela música, mas por esclarecer essa linguagem a todos os interessados. A palavra que eu uso para defini-lo é ENTUSIASMO. Uma vez ouvi dizer que entusiasmo significa “o deus que existe dentro de você”. Tem a ver com o talento (gift, em inglês = bênção, presente, dom). No entanto, talento e entusiasmo precisam ser desenvolvidos. E o Jack, além de desenvolver seu próprio dom, está, com esta publicação, compartilhando seu entusiasmo para despertar aquele que também existe em você. Aproveite!”



Ari Borger, pianista, organista (http://ariborger.com)

Vídeo de Ari Borger falando sobre o SMD Jack Lima

Ari Borger no Youtube

“Conheci Jack Lima há cerca de sete anos, e, nessa ocasião, ele admitiu que admirava meu trabalho. Apesar de seu grande conhecimento harmônico, ele não menospreza as formas mais simples de música, pois considera os grandes músicos e arranjadores aqueles que unem, ao mesmo tempo, sofisticação e simplicidade, o que pode ser facilmente observado no jazz, no blues e na música brasileira, entre outras vertentes musicais. E disso resultou uma admiração mútua. Após alguns anos voltamos a nos encontrar e fui presenteado com sua “Revolução Musical Rítmica e Harmônica”. Foi extremamente gratificante tomar conhecimento de tamanha criatividade e da desmistificação de um tema tão complexo, que sempre gerou fantasmas e traumas na história do aprendizado.
Não tenho dúvidas de que este “Dicionário de Ritmo”, do talentoso Jack Lima, irá gerar profundas modificações em escolas, universidades, professores e músicos, iniciantes e profissionais, proporcionando um atalho no mecanismo do conhecimento musical.
Será uma mudança significativa no método de ensino adotado até hoje, uma verdadeira revolução harmônica e musical.
Parabéns, Jack!”


E ainda com a revisão de partituras de:


Almir Côrtes, guitarrista e compositor (Youtube)



Lançamento Internacional
 


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial